www.interney.net
Agora que já definimos conceitualmente o que é parceria e entendemos que trocas de links e listas de links não são parcerias vamos conhecer algumas parcerias de verdade.
Este artigo é uma continuação de Linkar é diferente de trocar links e Lista de links, qual é a sua?.
Eu sempre fico com a impressão de que, quando falam em fazer parceria com alguém, a pessoa que propõe está sempre pensando mais em ganhar algo com aquilo do que oferecer algo e às vezes parece que ela está pensando apenas em ganhar algo sem oferecer nada em troca.
O melhor tipo de parceria é o que o mercado chama de ganha-ganha, você tem um ponto forte, seu parceiro tem outro e juntos vocês são mais fortes do que separados. Se você pensou em soma, pensou errado, a verdadeira parceria cria ou multiplica oportunidades que não seriam possíveis se os parceiros não se unissem. Vejamos alguns exemplos:
1. Uma seção do meu site que possui muita visitação são os geradores de números para loteria, eles já tiveram anúncios do Google Adsense, mas fui obrigado a removê-los pois o Google considerou a seção como relacionada a "jogos de azar" o que é proibido segundo os termos do Adsense. O MercadoLivre também não tem muitas opções interessantes de produtos relacionados ao tema, de forma que fiquei com opções de anúncio muito restritas para essa seção. Até que o InvestLoto entrou em contato comigo propondo uma parceria, ele fornece uma opção para os usuário jogarem através da internet e me repassa parte dos lucros. Eu ofereço visibilidade para o produto dele e ele me oferece remuneração, ambos ganhamos com a parceria.
2. SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de técnicas que visa otimizar o código, preparar o conteúdo e realizar a divulgação de um site para que ele apareça bem posicionado em buscadores, principalmente no Google, Yahoo e MSN. Eu obtive muito sucesso utilizando técnicas de SEO mas sempre tive carência num ponto: conteúdo. Quando Alexandre Inagaki me procurou ele tinha conteúdo exclusivo e de boa qualidade para me oferecer e eu tinha tecnologia para otimizar e monetizar esse conteúdo, lançamos então o InterNey Blogs e apesar de ainda não ter otimizado todo o site, ele já está rendendo e possui uma audiência cada dia maior.
Existem também parcerias cujo objetivo principal não é ganhar algo, mas economizar algo. Dois sites de hospedagens pagas que tenham espaço e banda sobrando, podem compartilhar um único plano de hospedagem e dividir despesas por exemplo.
Saindo um pouco do campo monetário a parceria pode ser uma troca de conteúdo, dois sites de visitação similar e assuntos complementares podem veicular em um chamadas para os textos do outro. Colocando apenas o título da notícia e um trecho da mesma para que o usuário clique e continue a leitura no site parceiro eles garantem troca de visitantes e um aumento de visitação para ambos. Alguns assuntos que se complementam bem são games e quadrinhos, cinema e séries de tv, carros e motos, turismo e fotografia, etc... É preciso analisar com clareza se os conteúdos não competem e definir regras idênticas de exposição, de forma que ambos os parceiros deêm o mesmo destaque para as notícias do outro.
A pergunta chave é: "O que eu tenho a oferecer que ele não tem?" Se a pessoa com a qual você imaginou parceria não se interessar procure outra, o importante é ter em mente claramente o que você pode fazer pelo parceiro e o que ele pode fazer por você. Se você está tentando obter vantagem existe uma possibilidade muito grande de que a outra pessoa perceba, se ela não for inteligente o suficiente para perceber então não será inteligente o suficiente para te ajudar e você pode achar que está enganando-o, mas você só está enganando a si mesmo, pois poderia fazer parcerias mais lucrativas com gente mais competente.
Espero que essas dicas ajudem todos a firmarem acordos que realmente façam o seu site/blog crescer, ao invés de perder tempo com propostas que apenas destroem sua reputação.
Update: O Cardoso também escreveu um post sobre o assunto: Link não é esmola.
______________________________________

Site corporativo,
Portifólio,
Quem somos,
Blog com notícias, dicas, artigos e resumos relacionados às áreas de publicidade e propaganda, marketing, internet.
www.penidopublicidade.com
______________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário