Felipe Matos (e-mail) é diretor de TI do Instituto Inovação, aceleradora de negócios em tecnologia.
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Se você leu o título desse artigo fora de contexto, deve estar curioso. Antes de contar essa história, vou me apresentar. Tenho 23 anos e trabalho com internet desde os 12. Nesse tempo, participei de vários grande projetos, inclusive do nascimento do próprio iMasters.
Alguns projetos estouraram, deram muito certo, outros micaram. Mas nunca subestimei o poder dessa mídia chamada World Wide Web.
Recentemente eu tenho acompanhado o mercado virtual e assisti a várias iniciativas, como a The Million Dollar Home Page, do cara que vendeu 1 milhão de pixels em publicidade. Muitos tentaram copiar a idéia pelo mundo, e inclusive aqui no Brasil, mas sem muito sucesso.
Dia desses, eu estava meio puto por ter que pegar ônibus de madrugada para voltar para casa (longe de onde eu moro, táxi nem pensar). E a grana anda curta para comprar um carro. De repente veio o estalo: vou comprar meu carro usando a internet.
Era madrugada. Corri e registrei o patrocinemeucarro.com. Tenho uma conta na DreamHost com domínios ilimitados, que estava mesmo subitilizada. Um pouco de Google Imagens e não foi difícil encontrar imagens de um carro em todos os ângulos possíveis. O único carro que satisfez essas condições foi o Fiat Idea e essa foi a única razão por ter sido ele o escolhido.
A idéia é simples: vender anúncios na lataria do meu futuro carro, que serão adesivados nele assim que o dinheiro arrecadado for suficiente para comprá-lo.
Desenhei rapidamente o site e depois veio o trabalho mais chato. Dividir o espaço do carro em 519 quadradinhos de 23 x 29 pixels. Nada que uma chícara de café e música no talo não resolvessem. Tive também que trabalhar na parte de frente do carro. Afinal, os anúncios não ficariam bem visíveis em perspectiva e seria complicado plotá-los lá dessa forma. Com um pouco de paciência, desenhei a carroceria da frente e encaixei nos faróis.
Iria valer à pena. Com cada quadrinho a R$ 100,00, posso faturar quase R$ 52 mil. Dá um carrão!
Corta daqui, monta no Dreamweaver dali. Alguns layers e textos depois, a estrutura básica estava pronta. Fiz tudo em HTML basicão mesmo. Usei SSI para inserir os pedaços fixos nas páginas internas (menus e layers) e só.
Precisaria de uma forma de cobrar por esses anúncios. O ideal seria gerar boletos bancários automaticamente. Lembrei que já tinha feito uma conta na F2B, empresa de geração de boletos e cobrança de comércio eletrônico. Baixei os manuais e implantei o PHP que faz a comunicação com o servidor deles via XML. Ajustei o formulário de anúncio, coloquei um javascript para mostrar na tela os preços atualizados, conforme o usuário escolhesse onde anunciar. Escrevi os e-mails de confirmação que vão para mim e para o usuário quando este anuncia.
No dia seguinte, hora de parar e pensar no regulamento. E se eu não conseguisse comprar o carro, iria devolver o dinheiro? E se o dinheiro der para um carro menor e os anúncios não couberem? Coloquei meu lado “advogado” para funcionar e redigi as regras dos anúncios.
Os DNS já tinham propagado e meu FTP já estava funcionando. Subi tudo pro ar e mostrei a uns amigos. E qual não foi a minha surpresa ao saber que os dois queriam anunciar?!? Um deles, vocês conhecem bem. Sim, meus caros, é o iMasters.
O Márcio, do Gastrô Online, me deu dicas preciosas. Melhorei o layout e vários pontos do site e ele ainda me ajudou a testar e acertar o formulário de patrocínios. Na empolgação tinha digitado um e-mail errado e até descobrir que o problema estava ali, perdi um tempinho debugando o código.
Melhorei o site, criando um javascript que dá um “zoom” nas áreas patrocináveis do carro, de acordo com o movimento do cursor do mouse. Deu um trabalhão, mas o resultado ficou ótimo! Depois faço um artigo aqui pro iMasters dando o passo-a-passo.
Tudo arrumado, na segunda-feira coloquei as imagens dos dois primeiros anunciantes. Mandei alguns e-mails estratégicos para blogs e sites especializados em marketing de guerrilha. Saiu no Blog de Guerrilha, que em troca, pediu um quadrinho no carro. Concedi, afinal o que são R$ 100 a menos em R$ 52 mil, para um pontapé inicial?
Parece que deu certo. No dia seguinte, um monte de blogs já estavam falando da iniciativa. Conversei com algumas agências, acertei alguns detalhes no regulamento, seguindo as dicas que algumas me deram. Todas se interessaram em saber mais do projeto. Bom sinal!
Hoje a divulgação continuou. Ainda tímida, afinal quis esperar ter os primeiros anunciantes para depois ir para a mídia, para dar mais credibilidade. Espalhei para os meus amigos do Orkut. Recebi um monte de e-mails sobre o projeto e li um post no blog do Bruno Torres criticando-o. Fiquei meio triste, afinal gosto do trabalho do cara e leio o blog dele há um tempão. Encarei as críticas de frente, rebati com bom humor e ele até me respondeu se retratando. Foi gente fina. E disse que vai acompanhar e reconhecer publicamente que estava errado se a coisa deslanchar. Espero mesmo que sim!
Um dos e-mails que recebi foi de um amigo formado em comunicação se oferecendo para ser o meu relações públicas. Ótimo! Mais uma força na divulgação. No final do dia, uma conversa com outro amigo jornalista, que ficou de dar a notícia no Estado de Minas, principal jornal de BH. Tomara que saia mesmo!
No final do dia, para coroar todo o esfoço, chega um e-mail “Confirmação de pagamento: R$ 200,00!”. Sim, meus caros! Meu primeiro anúncio espontâneo! A divulgação de guerrilha estava atingindo os resultados. O CarrosBH resolveu participar. Compraram dois espaços para divulgar o site de classificados gratuitos para compra-e-venda de veículos. Tudo a ver, né?
Pois então, meus caros. A saga continua! E toda semana aqui no iMasters, um novo capítulo do diário de um blogueiro sem carro.
Se alguém aí tiver R$ 100,00 sobrando, vale anunciar declaração de amor ou mesmo o escudo do time do coração! Acessem lá: http://www.patrocinemeucarro.com/.
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http://www.penidopublicidade.com/
1/30/2007
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